Itá Eco Turismo

NOSSO OBJETIVO

O município e a população de Itá/SC, em passado recente (cerca de 20 anos), viram sua geografia e vidas transformadas pela construção de uma Usina Hidrelétrica.

A construção da usina se deu diante da crescente demanda de energia elétrica em nosso País, obra esta, que alagou 142 km² de terras e florestas, inclusive toda a área urbana do município.

Diante disto, restou submerso gigantesco lago, com mais de 700 km de margem, onde estão sepultadas residências de aproximadamente 10.000 pessoas residentes no meio rural e cerca de 5.000 pessoas no perímetro urbano, conhecida hoje como: "Antiga cidade de Itá".

Vista do antigo leito do Rio Uruguai
Vista do antigo leito do Rio Uruguai

Vista parcial do Lago da Usina Hidrelétrica de Itá
Vista parcial do Lago da Usina Hidrelétrica de Itá

Um destino diverso do que era usual na região foi reservado à população rural e urbana deste município!

Também submersa nessa vastidão de águas, represadas pela mão humana, ficaram as lembranças do passado, as ruas e estradas onde viram passar seus vizinhos e amigos, além do fruto de seu trabalho; praças e escolas onde cresceram, brincaram e estudaram seus filhos; igrejas onde celebraram batizados, casamentos e encontros festivos; cemitérios onde descansavam seus entes queridos. Enfim, suas raízes e suas lembranças, para nunca mais voltar! Tudo isso está inerte, nas profundezas da conhecida "Barragem de Itá".

Vista da antiga cidade de Itá
Vista da antiga cidade de Itá

Vista do que restou da antiga cidade de Itá
Vista do que restou da antiga cidade de Itá

Como símbolo de resistência, restaram apenas as torres da antiga igreja da cidade, como duas mãos postas, talvez a clamar pela continuidade daquilo que a mão humana foi capaz de transformar.

Torres da Matriz - Local da antiga cidade de Itá
Torres da Matriz - Local da antiga cidade de Itá

Torres da Matriz - Local da antiga cidade de Itá
Torres da Matriz - Local da antiga cidade de Itá

Se o progresso é um "mal necessário", por certo, também proporciona oportunidades.

A nova geografia para o município de Itá estava projetada em uma maquete cenográfica e teria que ser executada. E assim cumpriu-se esse destino.

Mas, se essa era uma "viajem sem retorno", restava adaptar-se a essa nova realidade. E no horizonte do positivo, o povo de Itá foi contemplado com uma nova cidade, em um cenário encantador, com moderna infra-estrutura e vocação turística.

Com esse mesmo direcionamento, o Poder Público e empresas privadas, em um gigantesco esforço de perseverança, idealizaram e estão a transformar este município, onde a economia era oriunda unicamente da agricultura familiar, no mais importante pólo turístico do interior de Santa Catarina, cuja meta é alcançar esse posto até o ano de 2.025.

Aliado a esse projeto, destacam-se atrativos naturais singulares, diversidade de produtos turísticos, contexto histórico único, ótima localização e infra-estrutura adequada a essa proposta.

Se a força humana foi capaz de modificar a geografia e até mesmo o centro urbano do município, da mesma forma, será possível reinventar o destino econômico de Itá, nessa nova realidade.

Nesse contexto, a empresa ITÁ ECO TURISMO vem a integrar essas iniciativas, trazendo ao público visitante, atrações singulares e até inéditas, não somente em nosso Estado, mas também no País, como melhor demonstradas no conteúdo deste site.


TripAdvisor


topo