Itá Eco Turismo

Arvorismo

Primeiramente, há que se distinguir as duas denominações dessa modalidade de esporte de aventura:

Arborismo: Prática de escalada em árvores;

Arvorismo: Passeios em trilhas previamente instaladas em árvores. Neste caso, as árvores servem apenas como torres de suporte para equipamentos fixos, utilizadas em atividades lúdicas, esportivas e turísticas.

O arvorismo como atividade de aventura é algo relativamente recente. Foi no ano de 1997, especificamente na França e na Nova Zelândia, dois países referência em esportes de aventura, que se fixou como parte da indústria do turismo de aventura. No Brasil, a atividade chegou em 2001 e as primeiras plataformas foram instaladas em cidades de forte potencial de ecoturismo, como Brotas, Analândia e Dourados.

O arvorismo é um esporte ou atividade física radical, que consiste na travessia entre plataformas montadas no alto das árvores, ultrapassando diferentes tipos de obstáculos, como escadas, pontes suspensas, tirolesas, entre outras, utilizada no turismo, lazer e recreação.

Existem circuitos com diferentes graus de dificuldade. Os mais simples são formados apenas por trilhas onde os suportes para os pés são móveis e por isso exigem a sua concentração. Alguns, são mais desafiadores e além das trilhas, englobam paredes de escalada para chegar até as plataformas e paredões de rapel para descer novamente ao solo.

O arvorismo pode ter uma função tanto contemplativa, como esportiva.

Na sua modalidade contemplativa, plataformas são instaladas nas copas das árvores para que se possa observar plantas e animais. As plataformas são utilizadas também em atividades científicas, por facilitar a pesquisa de certos ecossistemas.

Na sua modalidade esportiva, o arvorismo é montado com obstáculos e para vencê-los o "arvorista" precisa utilizar conceitos básicos de escalada, rapel e vencer o medo da altura, se for o caso.

Equipamentos: Cadeirinha, mosquetões, capacete, luva, vagão, polia, cordas e sapatilhas de escalada, dependendo do circuito. Todos os equipamentos são fornecidos pelos operadores da atividade.

Requisitos: O arvorismo não exige experiência prévia, habilidades específicas ou condicionamento físico. Você vai precisar somente de coragem e concentração para acertar os movimentos e evoluir no percurso.

Recomendado: O arvorismo é uma ótima atividade para crianças e adolescentes. Proporciona contato direto com a natureza. No alto das árvores você se sente como parte do ambiente natural. Também é uma atividade que ganhou relevância no treinamento motivacional de equipes. Ensina valores como superação de limites e trabalho em equipe.

Segurança: O arvorismo é uma atividade que oferece poucos riscos. O praticante fica preso durante todo o percurso por equipamentos de segurança.

Preparação: A maioria dos operadores oferece um rápido treinamento a poucos centímetros do chão. Isso é importante para você ganhar intimidade com os equipamentos de segurança e ter confiança. Fazer um bom alongamento antes e depois do circuito é uma boa dica. Alguns trechos exigem flexibilidade dos braços e pernas, e um bom alongamento irá facilitar os movimentos e amenizar possíveis dores musculares no dia seguinte. FONTE: www.wikipedia.org



Arvorismo do Itá Eco Turismo

Utilizando a melhor tecnologia nacional, na segurança dos seus usuários, o CIRCUITO DE ARVORISMO está construído no interior do Eco Parque.

É o mais completo e dinâmico arvorismo do sul do Brasil, em um percurso de aproximadamente 200 metros, sobre o topo de árvores centenárias, ultrapassando vários obstáculos, incluindo uma mini tirolesa, com 70 metros de extensão e proporcionando a contemplação plena da floresta e sua fauna nativa, sem quaisquer interferências no habitat dessas espécies.

Esse percurso de pura adrenalina e emoção é acompanhado por monitores, especialmente treinados para essa atividade, com a utilização de equipamentos de total segurança aos usuários.

Salienta-se que é proporcionado pelos monitores aos usuários uma simulação das situações vivenciadas nas estações de arvorismo, em plataformas terrestres. Essa tarefa permite que o participante seja instruído em solo antes de entrar no sistema, atendendo assim as recomendações da NBR 15.285 - Informações mínimas preliminares a clientes.

Toda a sequência do arvorismo é percorrido com sistema individual de proteção por cabo guia contínuo (Road clip), interligando todas as plataformas ou seções, onde permite a passagem em cada plataforma de interligação, sem efetuar desconexão, permanecendo o usuário conectado à linha de vida, durante todo o percurso.

E agora é só desfrutar essa aventura!


Itá - Santa Catarina
Itá - Santa Catarina

Itá - Santa Catarina
Itá - Santa Catarina

Itá - Santa Catarina
Itá - Santa Catarina

Itá - Santa Catarina
Itá - Santa Catarina


topo